Por: Willian Carneiro Bianeck
Deltan Dallagnol é o representante máximo, junto com Sergio Moro, do lavatismo enquanto apêndice do bolsonarismo. Nunca apoiou diretamente o nome do inominável, mas deixava clara a sua antipatia: tudo, menos o PT. E esse tudo englobava todo o chorume que conhecemos: negacionismo, familismo, militarismo, desmonte do Estado e das instituições. Aparentemente na cabeça do crente persecutor a melhor forma de acabar com o “sistema de corrupção” (sic) seria não se ter um sistema com regras.
Afinal, super-heróis como ele não gostam muito de normas constitucionais: fazem escutas fora da lei, adquirem provas por meio de tortura, curtem um justiçamento. Tanto que achou que sua sagacidade de Batman das Araucárias não seria descoberta: pediu as contas no MPF antes de se tornar acusado formalmente em pelo menos um dos 15 procedimentos administrativos em que figurava como investigado. A “Ficha Limpa” afirma que funcionário público que responde formalmente a um processo administrativo não pode se eleger a cargo público. Um herói tem que burlar a lei para conseguir justiça, né?
O Tribunal Superior Eleitoral, vilão da história que exige respeito às regras, descobriu a fuleragem da paquita do Sergio Moro. À unanimidade dos votos os Ministros, cuja maioria nenhuma relação tem com o PT e o Lula, decidiram que o “church boy” fez uma gambiarra jurídica para evitar a Lei, pois sabia existirem provas mais do que suficientes para pelo menos responder a um dos vários procedimentos administrativos instaurados. Os eleitores do Delta estão todos tristes com o fato de que seu candidato tão imaculado quanto à Virgem Maria corrompeu o próprio sistema para conseguir justiça e acabar com a corrupção. Esquecem que para o direito os meios também são fins e, portanto, devem ser seguidos à risca.
Agora vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos: Sergio Moro e Conja também serão julgados por suas maracutaias para se elegerem. A Lava Jato ainda vai demorar para ser expurgada totalmente de nossas instituições, mas seus caciques cairão um a um bem antes disso.